Escritório de Comunicação

Instituto Jô Clemente

2018

logotipo, logomarca,
programação visual, linguagem,
e Relatório de Atividades 2020

A APAE de São Paulo foi idealizada na década de 60 e cresceu por meio de parcerias com o governo federal. Este movimento ampliou o atendimento e trouxe mais autonomia para as diversas APAEs, mas, por outro lado, causou a quebra de credibilidade. Em 2022, a presidência da APAE São Paulo, buscando retomar seu propósito inicial e garantir a qualidade de atendimento, desligou-se da APAE tornando-se Instituto Jô Clemente. Uma justa homenagem à sua fundadora.

A linguagem criada a partir daí traz um tom de voz jornalístico, cujas diretrizes “otimismo propositivo”, “didatismo acolhedor” e “ativismo mobilizador” definiram uma estética voltada ao engajamento. Outra característica é o cuidado com o didatismo para a criação das peças de comunicação.
A identidade visual do IJC segue o estilo colorido da marca e vem sendo aprimorada para se tornar cada vez mais inclusiva. Desde a finalização do projeto, melhorias foram executadas na estética e nas peças. Por exemplo, a versão principal do logotipo ganhou um espaço para separar os elementos, com o objetivo de melhorar a visibilidade para deficientes visuais.

Projetos relacionados

voltar

avançar