Imagine uma ginasta em um giro triplo. Uma explosão de talento, dedicação e emoção em milésimos de segundos. Por trás daqueles milésimos, estão anos, meses, dias e horas a fio em treinamentos rígidos para ter a melhor performance durante uma exibição que dura segundos, mas que pode ser eterna.
Esta é a melhor metáfora para entender como a Elástica trabalha e o que busca em cada trabalho: a garantia da melhor performance por meio de um plano de ação criado e testado ao longo dos anos de dedicação à comunicação e ao design, um jeito simples de pensar, ler e entender uma marca. Uma visão clara sobre o funcionamento do mercado e uma certeza sobre a importância da criatividade. Um mundo onde a estética é a expressão da ética.
A estratégia é a chave para fazer muito com pouco, alcançando o máximo de sucesso sem desperdício de esforço. Sem ela, não há produto ou serviço; sem ela, não há marca.
É o processo pelo qual a empresa analisa o ambiente, define objetivos e desenvolve uma abordagem para alcançá-los. Uma estratégia bem construída nasce de uma cultura corporativa rica, com propósito, forjada por uma visão de mundo única do dono da marca, o visionário.
Um consultor responsável não deve impor uma visão de mundo, forçando-a como verdade para o cliente, mas sim colaborar na construção de uma cultura e evoluí-la em uma estratégia de marca.
Todo produto, serviço, causa social ou ação é resultado de um pensamento estratégico.
Na ElásticaDesign, os processos criativos sempre começam com uma discussão sobre estratégia, independentemente do complexidade ou verba. Entender os porquês é o melhor caminho para uma grande ideia. A estratégia é uma visão de mercado e, por isso, direciona a essência.
Essência
Valores, vetores e verdades da marca.
Estratégia definida e produto pronto, a próxima etapa é a revelação da essência. A codificação da marca. O trabalho de essência abrange a definição dos valores, montagem de vetores, estabelecimento dos diferenciais, análise de fraquezas e elaboração da narrativa. Assim como um ser humano, muito da essência já nasce com a marca, e assim como um ser humano pode ser transformado para melhor, a essência pode ser moldada e evoluída. Diferente de um ser humano, para uma marca, a imperfeição nem sempre é um atributo, mas o reconhecimento da busca pela melhora é um trunfo. A maleabilidade da marca é o que um plano de essência aprofundado revela.
A essência direciona a expressão.
Expressão
Sua concretização garante o awareness da marca.
São as formas variadas como uma marca é apresentada, sua interface e sua estética, A expressão está em todos os lugares: no significado que uma forma dá a um logotipo, no copy de um post na rede social, na escolha de um influenciador digital, na arquitetura de um PDV; enfim, onde houver contato, há expressão. Os cuidados na elaboração são muitos, pois a expressão é responsável pela credibilidade de uma marca.
Toda expressão exige um entendimento.
Entendimento
Onde a reputação se conecta com a marca.
Não existe marca sem público. Se ninguém entende o que sua marca está dizendo, ela simplesmente não existe. Uma parte do entendimento vem da estratégia, da visão de mundo do dono da marca e do cenário onde a marca está; outra parte está nos valores que estão sendo compartilhados com os públicos.
O entendimento direciona os conteúdos da expressão e sua principal influência é sobre a resposta do público, a aderência, o engajamento, a compra e a fidelização. O entendimento deve ser medido, constantemente analisado, e seus resultados retornam para avaliar a estratégia, conscientizar a essência e redirecionar a expressão, apontando melhorias e redefinindo comandos.